10 sintomas físicos de doenças emocionais

Com certeza, você já deve ter ouvido alguém falar: “Isso aí é emocional!”.  E pode ser mesmo. Geralmente as pessoas falam desse jeito, querendo minimizar o problema. Só quem passa por estes problemas é quem sabe. Doenças psicossomáticas são doenças da mente, que manifestam sintomas físicos, como dor de estômago, tremores ou suor, mas que têm causa psicológica. Elas aparecem tentando mostrar que algo que está errado na parte emocional e sentimental.

Compilei alguns sintomas físicos que podem indicar doenças emocionais:

  1. Aumento dos batimentos cardíacos;
  2. Tremores;
  3. Respiração rápida e falta de ar;
  4. Suor frio ou excessivo;
  5. Boca seca;
  6. Enjoos;
  7. Dor no estômago;
  8. Sensação de nó na garganta;
  9. Dor no peito, nas costas e na cabeça;
  10. Manchas vermelhas ou roxas na pele.

A ansiedade e o estresse, aumentam a atividade cerebral, e elevam alguns hormônios, como o cortisol e adrenalina. E muitos órgãos do corpo, como intestinos, estômago, músculos, pele e coração sofrem com isso também. Lembra quando a criança está com medo e faz “xixi” nas calças”? Lembra quando alguém está nervoso e apresenta diarréia? Ou intestino preso? Ou algum tipo de compulsão? Ou depressão? Por isso, não podemos minimizar os problemas emocionais em hipótese alguma. O corpo fala com você. 

Se você ignorar estas emoções os sintomas ainda podem se agravar, gerando gastrite, fibromialgia, psoríase e pressão alta, por exemplo. Em alguns casos, os sintomas são tão intensos que podem simular doenças graves, como infarto, AVC ou convulsões.

Causas das Doenças Psicossomáticas

Também compilei abaixo, alguns dos motivos que podem gerar estes problemas psicossomático.

  • Muitas cobranças e estresse no trabalho;
  • Traumas por acontecimentos marcantes;
  • Dificuldade em expressar sentimentos ou falar sobre eles;
  • Pressão psicológica ou bullying;
  • Depressão ou ansiedade;
  • Elevado grau de cobrança pessoal.

Como tratar

O tratamento físico é feito com remédios para aliviar os sintomas, como analgésicos, anti-inflamatórios e medicamentos para enjoo, além de medicamentos para controlar a ansiedade, através de antidepressivos, sempre com uma consulta prévia ao médico. 

Além de medicamentos, as pessoas que apresentam sintomas e doenças psicossomáticas devem ter um acompanhamento e realizar sessões de psicoterapias para descobrir a razão original do problema.

Alternativas naturais para ajudar a aliviar os sintomas emocionais, como chás, técnicas de meditação e de respiração, podem ajudar demais a relaxar e minimizar os sintomas.

Estou trabalhando em um material bem legal sobre doenças psicossomáticas e técnicas de inteligência emocional. Logo logo teremos novidades. Até a próxima.

Marcelo Schultz

Marcelo Schultz

Psicanalista e autor do site.

Compartilhe:

Facebook
LinkedIn
WhatsApp

Deixe uma resposta

Fale comigo.

contato@marceloschultz.com.br